
Natália Duarte Vetor, assistente social do IDR-Paraná, apresentou os vencedores do concurso de Cafés Especiais, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, IDR-Paraná, Seab e pela Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga em parceria com o Café Serra Alta.
O concurso premiou os melhores grãos e evidenciou a excelência da produção dos 12 produtores inscritos. Os grãos são produzidos nos municípios de Ivaiporã, Grandes Rios, Lidianópolis e Jardim Alegre. No dia 5 de novembro, as amostras foram analisadas previamente no Centro de Qualidade do Café do Iapar, onde um júri técnico especializado (q-grader) avaliou os grãos. Os resultados da prova técnica consagraram os cafés campeões, com destaque para o trabalho dos produtores.
“Na Fazendinha, repetimos o que fizemos no dia 5 para que os produtores pudessem experimentar os cafés codificados. Curiosamente, a escolha dos participantes coincidiu com o resultado técnico. O café 5 foi outra vez eleito como o melhor, o que de fato era o café campeão”, contou Natália Duarte Vetor.
Confira os vencedores:
4º lugar: Lisiane Ravar – Ivaiporã
3º lugar: Natalina Bovo Brentan – Lidianópolis
2º lugar: Cirene Lunardello – Lidianópolis
1º lugar: Francisca Santiago – Grandes Rios
Segundo Nathalia Duarte Vetor, premiar os cafés vai além do aspecto financeiro. “É uma forma de motivar os produtores a buscarem excelência a cada safra. Além disso, a premiação agrega valor ao produto, porque cafeterias têm interesse em cafés que se destacam em avaliações criteriosas, o que possibilita a comercialização com preços diferenciados”, declarou Nathalia Duarte Vetor.
A 20ª Expovale encerra dia 20 de novembro com uma programação diversificada.








